quarta-feira, 16 de agosto de 2017

CALDAS DA RAINHA: O QUE É TOUREAR A CAVALO?

Caldas da Rainha, 15 de Agosto 2017
Por: Catarina Bexiga

A resposta é simples! Tourear a Cavalo (com todas as letras) foi o que vi, António Ribeiro Telles, fazer na tradicional data de 15 de Agosto nas Caldas da Rainha. Da primeira parte do Concurso de Ganadarias recordo pouco, apenas um grande sesgo de António com o “Favorito”; um curto de Filipe Gonçalves com o “Chanel”; e as capacidades de Francisco Palha frente a um toiro com graves problemas de visão.

Para a segunda parte estava reservado o melhor da tarde. Com o toiro de David Ribeiro Telles, que ganhou o concurso, António esculpiu uma obra das que enaltecem e imortalizam o Toureio a Cavalo à Portuguesa .  De saída andou discreto, mas montado no “Alcochete” a preparação das sortes foram perfeitas, com uma torería, com um conhecimento, com um sabor… de arrepiar! Depois entrou ao toiro com decisão e cravou com impacto. Foram quatro: Extraordinários! Daqueles que jamais esquecerei…

Filipe Gonçalves teve várias passagens meritórias com o segundo do seu lote. Do conjunto sobressaíram dois curto com o “Universo”, o terceiro aguentando a investida do toiro, e o quarto atacando o adversário. Depois os quiebros foram vibrantes e as reuniões vistosas, com o toiro a derrotar na casaca. Quanto a Francisco Palha, cravou os ferros com o “Roncalito”, mas sem explodir…

Dos toiros a concurso, o de Prudêncio (venceu o prémio apresentação) teve pouca vontade de colaborar; o de Veiga Teixeira esperou e raspou; o de Diego Ventura saiu com problemas de visão; o de Ribeiro Telles (venceu o prémio bravura) cumpriu; o 5.º da mesma ganadaria não entrou em concurso, porque substituiu o de José Luis de Souza de Andrade; e o de Fernandes de Castro não terminou de se definir.

Pelos Amadores de Santarém, António Taurino concretizou uma grande pega à primeira tentativa, Fernando Montoya fechou-se à primeira e Lourenço Ribeiro foi autor de outra grande pega também à primeira. Pelos Amadores das Caldas da Rainha pegaram Francisco Mascarenhas, superior, suportando um forte derrote, à primeira, Lourenço Palha à terceira e Mário Cardeira (a dobrar Francisco Rebelo de Andrade) à quarta.

Ambiente próprio da simpática praça de toiros das Caldas da Rainha, com casa cheia, e um grande triunfo de António Ribeiro Telles. 

Arquivo do blog